Topo

Entendendo Bolsonaro

Roger Scruton, um legado de beleza contra a destruição

Entendendo Bolsonaro

13/01/2020 16h23

Roger Scruton, um dos maiores autores conservadores de sua época, morreu no último domingo (12), aos 75 anos (Crédito: David Hartley/REX)

* Flávia Santos Arielo

Maio de 1968, Paris, França. Para grande parte dos jovens e da intelligentsia europeia, foi a manifestação máxima da liberdade desenfreada e revolucionária. Não para um jovem britânico em particular, que enxergava nas ruas de Paris um movimento puramente disruptivo, muito semelhante aos hooligans de seu país.

Veja também

Roger Vernon Scruton tinha então 24 anos e viu-se na contramão de seu tempo: em meio aos rompantes de destruição, ele se descobriu conservador.

Conservadorismo é um termo banalizado ao longo dos últimos anos. Seja por ignorância ou por maldade, seu entendimento foi plasmado ao do reacionarismo de tal forma que dissociá-los é uma tarefa que poucos intentam fazer. E não se engane ao pensar ser essa tarefa hercúlea ou penosa: para tanto basta a compreensão das palavras.

Em outros termos: ler é o suficiente para separar o joio do trigo. E Roger Scruton soube não apenas escolher e separar essas palavras, mas as uniu e cultivou num legado literário, estético e filosófico que poucos conseguiram em vida.

Sir Roger Scruton nos deixa o mais elegante repertório do pensamento conservador contemporâneo. Autor de mais de 50 obras – entre livros acadêmicos, tratados filosóficos e estéticos, romances e óperas – o britânico tinha uma pena afiada contra o esfacelamento de tudo aquilo que dá sentido à vida do homem: a beleza, a tradição, a sacralidade. O filósofo enxergava o mundo como um lar que garantia conforto, consolo e contemplação para o homem.

Em 1968, o jovem Scruton percebeu nos militantes marxistas aquilo que chamou de "cultura do repúdio", ou seja, um método de perseguição e censura de toda e qualquer opinião que fosse contrária àquela ideologia.

Ele mesmo experimentou dessa navalha ideológica em diferentes momentos de sua jornada, sendo a última ainda no ano de 2018, quando, vitima de fake news, foi impedido de assumir um cargo não remunerado numa comissão de melhoria habitacional proposta pelo governo britânico.

Para o autor, a experiência reverenciada pela maioria dos pensadores em 1968 não representava um tipo de liberdade, mas sim um tipo de prisão.

Naquele momento, compreendeu que, quando a liberdade está divorciada da autoridade, de nada serve. Scruton compreendia autoridade como respeito às coisas, pessoas e pensamentos que mantêm a integridade do ser no mundo. Este é um traço bastante caro aos conservadores.

Para Roger Scruton, o conservadorismo "[…] surge diretamente da sensação de pertencimento a alguma ordem social contínua e preexistente e da percepção de que esse fato é importantíssimo para determinar o que fazer".

É da fonte de Edmund Burke (1729-1797) que Scruton bebe para ressaltar o quão importante é a preservação de laços entre os vivos, os mortos e aqueles que ainda hão de nascer, demonstrando que o solo que sedimenta a liberdade no conservadorismo é a boa convivência social.

O pensamento conservador é a linha que costura toda a obra de Roger Scruton, que vai da estética à política, do pessimismo filosófico à preocupação com a natureza humana e a natureza do mundo em que vivemos. Ao contrário do que julga o senso comum, o conservadorismo se ocupa do presente, e não do passado.

É no presente que as relações humanas estão estabelecidas, onde o homem se percebe como pertencente ao meio social, onde cria laços afetivos e constrói tradições. Sir Roger ressalta que esses valores e afetos nunca se dão de forma hierarquizada ou imposta; ao contrário, crescem de maneira natural, "[…] de baixo para cima, por meio de relações de amor, de respeito e de responsabilidade".

Ser conservador é o oposto de ser reacionário e o legado de Roger Scruton (assim como o de Michel Oakeshott, de Russell Kirk e de John Kekes, para permanecer em contemporâneos) está aí como prova disso. O reacionário vive um conto de fadas, no mundo do "era uma vez…", de um passado glorioso que jamais existiu.

Para além da preocupação com o presente, Scruton ressalta a importância de perceber as mudanças no mundo, posto que, quando estas não são disruptivas, elas ajudam a manter aqueles laços indissolúveis dos homens entre si e para com o mundo em que vivem.

O conservador, mais do que o revolucionário, olha para o futuro com carinho e esperança, pois sabe que a atitude conservadora faz perdurar as coisas que funcionam e que garantem a continuidade da vida. A existência de um futuro só pode ser garantida através do cultivo manso e persistente do presente, e Roger Scruton sabia muito bem disso.

Controverso, polêmico e irônico, o pensador britânico construiu sua elegia à vida: uma vida com sentido é aquela onde é possível ver beleza nas coisas mínimas do cotidiano, nas relações construídas no seio da comunidade na qual se vive. Sir Roger deixa como legado o seu pensamento elegante sobre a vida e seus valores insubstituíveis.

A arte, a beleza e a arquitetura compõem grande parte desse legado delicado, podendo ser conferido em livros como "Beleza" e "A estética da arquitetura".

Seu olhar sobre o mundo como um lar a ser preservado aparece relacionado à sacralidade em "A Alma do Mundo" e de forma pragmática e política em "Filosofia Verde: Como pensar seriamente o planeta".

A música, sua grande amante (Sir Roger, além de escritor, foi compositor, pianista e organista), foi homenageada em obras como "Coração devotado à Morte: o sexo e o sagrado em Tristão e Isolda, de Wagner".

Sua paixão por vinhos é escancarada em "Bebo, logo existo". Ficção e autobiografia se entrelaçam ao sombrio regime socialista tcheco em "As memórias de Underground", sua última obra lançada no Brasil.

Sir Roger Scruton, o mais elegante pensador conservador contemporâneo, morreu aos 75 anos, em 12 de janeiro de 2020. Muito se escreverá sobre o filósofo nos próximos dias no Brasil, um dos últimos lugares que visitou antes de tornar pública sua doença e lugar no qual descobriu uma pequena multidão de ávidos admiradores enquanto discursava sobre o sentido da vida, em julho de 2019.

De tantas palavras ditas em solo brasileiro, uma persistiu na memória de quem o assistia: gratidão. E ainda persiste.

* Flávia Santos Arielo é professora do curso de História do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado) e doutora em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde defendeu a tese "Em defesa da Beleza: o sagrado e a filosofia da beleza de Roger Scruton".

* * *

Este é um blog coletivo que pretende contribuir, sob diversos olhares – da comunicação à psicanálise, da ciência política à sociologia, do direito à economia –, para explicar o fenômeno da nova política. O "Entendendo Bolsonaro" do título indica um referencial, mas não restringe o escopo analítico. Toda semana, pesquisadoras e pesquisadores serão convidados a trazer suas reflexões. O compromisso é com um conteúdo acadêmico traduzido para o público amplo, num tom sereno que favoreça o debate de ideias. Convidamos você a nos acompanhar e a interagir conosco.

Sobre os autores

Pesquisadores e estudiosos da nova direita e suas consequências em diversos campos: da sociologia à psicanálise, da política à comunicação.

Sobre o Blog

Uma discussão serena e baseada em evidências sobre a ascensão da extrema direita no mundo.